10 sintomas incomuns da menopausa

Você pode se surpreender ao saber que existem 34 sintomas da menopausa. Alguns são bem conhecidos, como ondas de calor, distúrbios do sono e alterações de humor, enquanto outros são um pouco mais incomuns e experimentados por menos mulheres. Aqui vamos nos aprofundar em 10 sintomas surpreendentes da menopausa.

1. Queimação na boca

Alterações hormonais podem desencadear algo conhecido como Síndrome da Boca Ardente (SBA). Pesquisas demonstraram uma alta incidência dessa queimação em mulheres entre 40 e 60 anos, sugerindo uma correlação com a diminuição nos hormônios sexuais femininos.

A SBA pode causar dor e queimação na ponta e nas laterais da língua, lábios e palato.

Dica:

Enxaguantes bucais e produtos de reposição de saliva que hidratam e umedecem a boca podem ser benéficos. O seu médico pode prescrever certos medicamentos se a síndrome da boca ardente for severa.

2. Sensação de choque elétrico

Algumas mulheres experimentam sensações breves de choques elétricos na cabeça e na pele durante a menopausa. Às vezes, esses choques precedem uma onda de calor. Ainda não se sabe bem por que isso ocorre, mas uma teoria seria que o baixo nível de estrogênio, que afeta o sistema nervoso, seja o responsável.

Dica:

Não existe tratamento específico para essas sensações de choque elétrico, mas a redução do estresse pode ajudar. Mantenha boas horas de sono, se alimente bem e faça exercícios físicos.

3. Tonturas

Até 25% das mulheres na perimenopausa e na menopausa experimentam tonturas ocasionais. Os estudiosos do assunto ainda não conseguiram determinar o mecanismo exato responsável por esse sintoma, embora tenham descoberto que mulheres com ansiedade e depressão podem ter maior probabilidade de sentir tonturas na menopausa.

Dica:

Mantenha-se hidratada e bem nutrida, pratique atividades que lhe tragam relaxamento como meditação e afirmações positivas.

4. Coceira na pele

Infelizmente, o estrogênio desempenha vários papéis para ajudar nossa pele a se manter saudável. Ele ajuda a manter nossa pele hidratada, estimula a produção de colágeno e protege a barreira cutânea. Portanto com a queda do estrogênio na menopausa nós perdemos esses benefícios maravilhosos que o estrogênio proporciona à nossa pele.

Algumas pesquisas sugeriram que até 32% das mulheres experimentam uma sensibilidade na pele durante a transição da menopausa e menopausa. Uma pele seca e comprometida tende a apresentar coceira e irritação.

Dica:

O hidratante corporal deve se tornar o seu melhor amigo nessa fase da vida. Use e abuse de boas marcas. Cremes anti-coceira vendidos com prescrição médica também podem ajudar a aliviar esse sintoma irritante. Evite banhos muito quentes e produtos que irão ressecar sua pele ainda mais.

5. Unhas quebradiças

A mesma desidratação que ocorre na pele devido ao baixo nível de estrogênio também ocorre nas unhas. Isso pode levar a unhas fracas e quebradiças.

Dica:

Cuide bastante das suas unhas. Hidrate suas unhas e tente não expô-las a água muito quente e detergentes. Parar de fumar pode melhorar drasticamente a saúde das suas unhas, por isso, se você fuma, aqui está mais um bom motivo para parar.

6. Odor Corporal

Na menopausa os hormônios mudam drasticamente, mudando também toda a química do seu corpo. Essas mudanças podem causar um odor corporal mais forte e diferente do que você estava acostumada. Além disso, as mulheres na menopausa tendem a suar mais. Mais suor significa mais oportunidades para o crescimento de bactérias causadoras de odor.

Dica: 

Gerencie suas ondas de calor da melhor maneira possível, tome banho regularmente e pense em usar tecidos naturais que não retêm odores tanto quanto os sintéticos. Para suores noturnos, já existem pijamas de alta tecnologia que ajudam a afastar a umidade e a mantê-la mais fresca e seca durante a noite.

7. Doença de gengivas

Existem vários fatores que contribuem para o aumento do risco de doenças periodontal na menopausa. Baixa produção de saliva, perda de densidade óssea e afinamento do tecido gengival podem contribuir.

Essas mudanças aumentam o risco de desenvolver gengivas retraídas e condições inflamatórias das gengivas.

Dica:

Visite seu dentista regularmente, use o fio dental diariamente e escove os dentes com um creme dental com flúor.

8. Novas alergias

Alterações nos níveis de estrogênio e progesterona podem torná-la mais suscetível a inflamações e alergias. Não é incomum que as mulheres experimentem novas alergias e asma na menopausa.

Dica:

Tente determinar quais são os gatilhos da sua alergia e evite-os o máximo possível. Converse com seu médico sobre possíveis tratamentos farmacêuticos que você pode usar para melhorar seus sintomas. Certifique-se de que seus níveis de vitamina D estejam certos. Níveis baixos de vitamina D podem contribuir para uma piora das alergias.

9. Problemas digestivos

A diminuição dos níveis de  estrogênio e a progesterona podem fazer com que a comida se mova mais lentamente pelo trato digestivo. Isso pode causar náuseas, vômitos, diarreia, inchaço e constipação.

Dica:

Certifique-se de consumir líquidos adequados e muita fibra para ajudar a acelerar a passagem de resíduos pelo sistema. Consumir alimentos ricos em magnésio pode aliviar os sintomas gastrointestinais da menopausa. Fazer atividade física regularmente também pode ajudar.

10. Ataques de pânico

Pesquisas tem demonstrado que as mulheres sofrem mais ataques de pânico na menopausa e pós-menopausa. Não se sabe exatamente o que causa esse aumento, porém a queda do estrogênio e progesterona e os níveis de cortisol elevado causando ainda mais estresses podem ser responsáveis por desempenhar esse papel.

Dica:

A redução dos níveis de  estresse por meio de atividades de relaxamento como meditação e afirmações positivas, podem melhorar seu bem-estar mental durante a menopausa, assim como uma dieta rica em nutrientes e bem balanceada. Se as mudanças no seu estilo de vida por si só não estiverem controlando seus ataques de pânico converse com seu médico sobre os medicamentos adequados.

Conclusão

A menopausa traz consigo uma infinidade de sintomas, às vezes surpreendentes. A maioria pode ser atribuída a mudanças hormonais, mas a boa notícia é que muitos sintomas podem ser melhorados por meio de simples ajustes no estilo de vida e claro um excelente autocuidado.

Consulte o seu médico sobre quaisquer sintomas preocupantes. Existem muitas opções médicas seguras e eficazes para melhorar sua qualidade de vida na transição da perimenopausa e menopausa. Lembre-se, é importante pedir ajuda se você precisar.

As informações no site da Vlumy nunca pretendem substituir o atendimento de um profissional médico qualificado. Mudanças hormonais durante a menopausa podem provocar muitas mudanças em seu corpo, e simplesmente assumir que algo é “apenas menopausa” pode deixá-la vulnerável a outras causas possíveis. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo tratamento.

O PRIMEIRO APLICATIVO PARA MENOPAUSA

Baixe Grátis

Disponível no Google Play
Três telas do Programa MenoPower dentro do aplicativo da Vlumy

Baixe o app grátis

Disponível no Google Play