A menopausa é uma transição normal na vida de toda mulher. Porém, por serem únicas, mulheres podem entrar na menopausa de forma distinta. A menopausa pode ser causada naturalmente pela idade ou também pode ser causada por intervenção médica
Causada pela idade ou também chamada de Menopausa natural – À medida que você envelhece, sua função ovariana começa a diminuir. Os ovários são responsáveis pela produção dos principais hormônios reprodutivos femininos, incluindo estrogênio e progesterona. Esses hormônios regulam seu ciclo menstrual e também desempenham um papel importante em outras funções do nosso corpo. À medida que você se aproxima da menopausa, seus níveis de estrogênio e progesterona começam a flutuar, às vezes de forma irregular, o que pode levar a sintomas desagradáveis. Quando você chega à menopausa, seus ovários não funcionam mais e apenas quantidades mínimas de estrogênio são produzidas, chegando, assim, o fim do seu período reprodutivo.
Menopausa induzida – Certas intervenções médicas podem fazer com que as mulheres entrem na menopausa em um curto período de tempo ou mesmo abruptamente. A menopausa induzida pode ser usada para prevenir e/ou tratar câncer de útero, endométrio, ovário e mama. Neste caso, as mulheres irão experimentar os mesmos sintomas que as mulheres que entram na menopausa naturalmente, porém, com o agravante de não terem uma queda gradual dos hormônios sexuais, já que quando acordam da cirurgia elas não possuem mais seus ovários para produção de tais hormônios.
Às vezes, a menopausa induzida também é usada em mulheres com endometriose grave e cistos ovarianos. As terapias que são usadas para induzir intencionalmente a menopausa incluem:
Entrar na menopausa por meio de intervenção médica ou cirúrgica pode ser especialmente desafiador. Se você está lutando para se adaptar às mudanças e sintomas que está experimentando após a menopausa induzida, entre em contato com seu médico e procure apoio de familiares, amigos e até grupos de apoio com mulheres que compartilham sua experiência, como aqui na Vlumy.