Sabemos que mesmo com toda a libertação feminina, ainda é muito comum as mulheres se sentirem despreparadas para a menopausa. Isso porque ainda existe certo tabu em relação ao assunto, fazendo com que as mulheres sofram em silêncio, sem entender as mudanças acontecendo nos seus corpos e mentes. A maioria das mulheres ainda acha que tem que suportar os efeitos da menopausa em total sigilo.
Porém, não importa sua idade, você já pode começar a se educar, dividir conhecimento com as amigas, conversar com outras mulheres e com seus parceiros ou parceiras sobre a menopausa. E, se achar importante, conversar com seu médico sobre o assunto.
Pesquise sobre o assunto. Existe muita informação de qualidade em sites confiáveis. Leia livros, artigos médicos, procure relatos pessoais em redes de apoio.
E, claro, pergunte. Converse com amigas, colegas de trabalho. É importante saber a jornada de outras mulheres na menopausa e como elas estão combatendo os sintomas da menopausa. O aplicativo Vlumy tem uma comunidade ativa com um espaço seguro para se conectar com outras mulheres, fazer perguntas e ter respostas úteis.
Se você ainda não se sente confortável para conversar ou perguntar sobre esse assunto (porque sabemos que a menopausa ainda é um tabu em muitos círculos), conte com a Vlumy para mudar isso. Comece observando como as mulheres 40+ se comportam.
A baixa no estrogênio muito provavelmente irá adicionar gordura na região do seu abdômen e diminuirá a sua massa muscular e óssea. Então, agora mais do que nunca você precisa desenvolver uma rotina de exercícios correta. O recomendado para mulheres é dar prioridade ao treinamento de força e resistência para ganho de massa muscular, prevenção de perda óssea e para aumentar o metabolismo.
Desenvolva uma alimentação saudável, com poucos alimentos processados e inclua mais frutas e verduras na sua dieta.
A sua capacidade de ter uma boa noite de sono também diminuirá, então seria inteligente você começar agora a desenvolver boas práticas de higiene do sono.
A transição para menopausa traz consigo uma montanha russa de emoções, ansiedade e até mesmo risco de depressão. Portanto, é importante aprender práticas de alívio ao estresse e à ansiedade. A meditação é uma grande aliada no auxílio desses sintomas. Procurar novas atividades ou hobbies que lhe tragam satisfação, encontrar-se com amigos confidentes para conversas com boas risadas também ajuda bastante.
O mais importante é que você abra seu coração, à medida que você for aprendendo e se aproximando da menopausa, converse com as pessoas próximas a você sobre suas mudanças, sobre o que pode acontecer ou já está acontecendo com seu corpo e mente. Essas informações serão úteis e muito bem-vindas para o seu parceiro, filhos e amigos próximos. Isso os ajudará entender, aceitar e até mesmo te ajudar nessa transição.