Existem mais de 35 diferentes sintomas da perimenopausa. Por serem únicas, mulheres experimentam esses sintomas de maneiras diferentes. Entenda, aqui, o que você pode esperar nessa jornada.
Mais de 80% das mulheres apresentam sintomas associados ao declínio dos níveis de estrogênio e progesterona na perimenopausa e na menopausa. Os sintomas geralmente começam quando você entra na perimenopausa e podem continuar por alguns anos após o último período menstrual. Claro, há bastante variedade no tipo de sintomas, na intensidade e na duração de como você experimentará esses sintomas.
Estudos constataram que um dos primeiros sinais de que você está na perimenopausa é o ciclo menstrual irregular. Por exemplo, seu ciclo pode ser mais longo ou mais curto, você pode ter algum tipo de sangramento leve entre os ciclos, e também pode experimentar um aumento ou diminuição no seu fluxo.
Outro sintoma bem comum são as ondas de calor e os suores noturnos. Estudos confirmam que cerca de 70% das mulheres experimentam esse sintoma na perimenopausa. A causa exata desse sintoma é desconhecida, porém acredita-se que ele é, provavelmente, causado pela erupção nos níveis de estradiol, um tipo de hormônio sexual, diminuindo, assim, a sensibilidade da zona termoneutra (seu termostato interno).
Além desses 2 sintomas, existe um número surpreendente de sintomas associados à transição da menopausa. Saiba que você pode experimentar esses sintomas fisicamente ou emocionalmente.
Abaixo citamos os mais comuns na transição. Se quiser aprender mais sobre eles, consulte nosso artigo "Quais os sintomas da menopausa"