Dores nos seios na Perimenopausa e Menopausa: o que fazer?

Dores nos seios na Perimenopausa e Menopausa: o que fazer?

Exercícios físicos, como corridas ou pliometria (treino de saltos), dormir de bruços, abraços muito apertados e até mesmo o sexo podem aumentar as dores nos nossos seios nessa fase da nossa vida.

Seios doloridos na perimenopausa e menopausa são comuns e podem, sim, afetar nossa vida diária.

Mas por que os seios doem?

A dor mamária (oficialmente conhecida como “mastalgia”) é familiar para a maioria das mulheres; até 70% das mulheres experimentam isso em algum momento da vida. 

A sensibilidade mamária logo antes da menstruação é mastalgia “cíclica” e é causada por flutuações hormonais, que também podem fazer com que os seios fiquem com formatos irregulares e inchados. Esses sintomas também podem acontecer após a gravidez, como um sintoma pós-parto.

No entanto, essa mesma dor nos seios causada por hormônios também pode acontecer na perimenopausa. A boa notícia é que essa dor termina, para a maioria das mulheres, após o fim da menopausa. Oba!

O que causa sensibilidade nos seios?

Embora os hormônios sejam uma grande causa de dor nos seios, eles não são inteiramente culpados. De acordo com estudos e médicos especializados no assunto,  existem outros fatores que definitivamente podem influenciar nessa dor:

Primeiro, se a mulher está fazendo reposição hormonal e a dosagem for muito alta, pode sofrer com dores mamárias na perimenopausa e menopausa. Nesse caso, a mulher deve agendar uma consulta com seu médico para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Segundo, a dor mamária pode estar relacionada com a dieta. Alimentos que causam inflamação no corpo, como alimentos processados, açúcar ou alimentos que causam alergia aumentam a sensibilidade mamária, além de causar dores nas articulações, problemas digestivos, dores de cabeça, entre outros sintomas.

O consumo de cafeína também tem uma correlação forte e direta com a sensibilidade mamária. Se você estiver bebendo mais de uma xícara de café por dia, substitua o excesso por café descafeinado ou por chás. Faça essa substituição por uma semana e preste atenção se isso irá te ajudar na melhora da dor. 

Terceiro, o excesso de tecido adiposo. Na perimenopausa seus ovários diminuem a produção de estrogênio e na menopausa eles param completamente de produzir estrogênio. Para compensar essa mudança, o tecido adiposo passa a ser o fator principal de produção de estrogênio nessa fase da sua vida.

Algumas mulheres armazenam a maior parte da gordura nos seios, barriga e quadris. Esse excesso de gordura pode causar dores mamárias.

Exercício físico, banhos com sal de epsom (sulfato de magnésio), sauna seca ou a vapor, são ótimas maneiras de ajudar a eliminar o estrogênio liberado pelo tecido adiposo. Esses tratamentos também ajudam a desintoxicar seu corpo, permitindo a eliminação eficiente e eficaz dos hormônios.

Por último, evite usar recipientes plásticos ao aquecer seus alimentos no microondas, pois esse plástico produz xenoestrogênios (também chamados de estrogênios ambientais, são substâncias químicas produzidas em laboratório, que trazem riscos à saúde).

Os xenoestrogênios têm uma forte capacidade de ligação com os receptores de estrogênio dentro do nosso próprio corpo, produzindo uma reação ainda mais forte. Essa forte reação está especificamente relacionada ao aumento e à sensibilidade dos seios, além de dores de cabeça e mau humor. Para evitar esses sintomas indesejados, use sempre recipientes de vidro para aquecer seus alimentos no microondas.

Como ajudar a combater a dor e a sensibilidade nos seios?

O ideal é que você faça uma adaptação ao seu estilo de vida, isso trará mais conforto.

Pare de fumar - Fumar geralmente piora os sintomas da perimenopausa e menopausa, e a dor nos seios não é exceção. De acordo com o "North Mississippi Medical Center", a nicotina causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar a dor nos seios.

Use o suporte correto - Ou seja, certifique-se de usar o tipo e o tamanho correto de sutiã. O ajuste errado pode ser doloroso ou, até mesmo, prejudicial ao tecido mamário. Se você  se exercita frequentemente, certifique-se de que seu sutiã esportivo oferece suporte suficiente para acompanhar seu regime de exercícios. 

Reduza o sal e aumente a hidratação - O sal pode fazer seu corpo reter líquidos extras, e um dos lugares onde o líquido é armazenado é o seio. Contraintuitivamente, beber água ajuda seu corpo a eliminar o excesso de líquidos. Certifique-se de estar hidratada sempre.

Adicione iodo e linhaça - Algumas mulheres preferem tomar o suplemento de iodo, outras recomendam algumas gotas diluídas na água, outras aplicam diretamente na pele. Estudos têm apontado a linhaça como um grande aliado nos sintomas gerais da perimenopausa e menopausa.

Sempre que decidir usar um suplemento, verifique com seu médico e decida qual funciona melhor para você.

Suplemente - Muitas mulheres relatam alívio ao adicionar um suplemento de vitamina E e/ou óleo de prímula. Como sempre, informe seu médico se estiver tomando suplementos.

Quando devo consultar um médico sobre dor nos seios?

A qualquer momento que você sentir que for necessário. Honestamente, você conhece melhor do que ninguém seu próprio corpo. Se algo parecer errado, essa é a hora de você consultar seu médico.

Na  maioria das vezes, a dor mamária é benigna e não requer atenção médica. No entanto, se a dor nos seios durar vários meses, piorar ou for acompanhada por um nódulo persistente, agende uma consulta. Se a dor no peito vier com dormência nas mãos ou dedos ou outra dor no peito, procure ajuda imediatamente.

Seios doloridos não precisam ser um fato na sua vida. Se você estiver sentindo dores mamárias constantes e fortes, converse com seu médico. Ele sempre será o melhor indicado para te ajudar no alívio dessas dores.

As informações no site da Vlumy nunca pretendem substituir o atendimento de um profissional médico qualificado. Mudanças hormonais durante a menopausa podem provocar muitas mudanças em seu corpo, e simplesmente assumir que algo é “apenas menopausa” pode deixá-la vulnerável a outras causas possíveis. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo tratamento.

O PRIMEIRO APLICATIVO PARA MENOPAUSA

Baixe Grátis

Disponível no Google Play
Três telas do Programa MenoPower dentro do aplicativo da Vlumy

Baixe o app grátis

Disponível no Google Play