Você tem notado mudanças bruscas no seu humor? Talvez você esteja se sentindo menos tolerante a algumas coisas que costumava ser? Se sente irritada com facilidade, triste sem motivo?
Antes de pensar que você pode estar enlouquecendo, saiba que você não está sozinha.
Mais de 80% das mulheres que o time da Vlumy vem ajudando durante os últimos anos, compartilharam que as mudanças de humor têm um alto impacto no seu bem-estar durante a transição da menopausa.
As flutuações hormonais podem ter um impacto real no humor e nas emoções. Como o estrogênio ajuda a regular alguns de nossos hormônios do bem-estar (como serotonina, norepinefrina e dopamina), à medida que os níveis de estrogênio diminuem na perimenopausa, também podemos experimentar uma queda nesses hormônios do bem-estar levando a sintomas emocionais. Se você já entrou na perimenopausa ou na menopausa, é provável que já tenha começado a sentir um ou mais dos sintomas abaixo, claro, mulheres são diferentes e experimentam sintomas de forma diferente.
No calor do momento, quando estamos experimentando a emoção, é difícil impedir que ela ocorra de forma acentuada. Porém, existem algumas estratégias que podem ajudar a suavizar algumas dessas emoções acentuadas.
Quando você sentir que seu humor está começando a mudar, pare e respire profundamente. Respirar fundo pode baixar a pressão arterial e reduzir os hormônios do estresse.
Segurar o choro causa ainda mais instabilidade emocional. Chorar ajuda a aliviar o estresse e também pode criar conexões, se alguém está com você, recebe essa emoção e compreende o seu significado, aceitando ela com você. Assim, quando você chora e é consolada se sente mais aceita e amada.
Isso te ensinará a acalmar sua turbulência interior. Encontre um lugar tranquilo, se aquete, concentre-se na inspiração e na expiração e permita que seus pensamentos se acalmem, isso te ajudará a se sentir mais calma e com mais controle.
Certifique-se de consumir alimentos ricos em vitamina B12 e magnésio, como vegetais de folhas verdes, grãos integrais e ovos, e inclua ômega-3 na sua alimentação. Existem estudos demonstrando que esses alimentos ajudam a melhorar o humor. Limite a cafeína ou alimentos açucarados que podem diminuir os níveis de energia.
O exercício promove endorfina, serotonina que são hormônios do bem-estar. Esses estimulantes naturais do humor são ótimos no combate à depressão leve a moderada, que são os tipos de depressão que muitas mulheres relatam durante a perimenopausa e a menopausa. O exercício ajuda a liberar endorfina, a endorfina suprime o cortisol, hormônio do estresse. Esse hormônio pode nos manter em um estado elevado constante de luta ou fuga durante a transição da menopausa.
As mudanças de humor podem tornar a perimenopausa e a menopausa bem difíceis, podendo inclusive prejudicar os relacionamentos familiares e com os amigos.
Se você estiver experimentando uma depressão leve, procure ajuda especializada, é muito importante que você converse com o seu médico de confiança.
Vlumy Team