A menopausa é um evento natural na vida da mulher e acontece quando os ovários param de liberar óvulos indicando o fim dos ciclos menstruais e a capacidade de engravidar naturalmente. A mulher entra naturalmente e oficialmente na menopausa quando a menstruação é cessada por 12 meses consecutivos (sem identificação de outras causas). Pode acontecer de a mulher entrar na menopausa prematura, também chamada de menopausa cirúrgica, porém isso afeta apenas 1% das mulheres.
A idade média para atingir a menopausa no Brasil é de 51 anos, porém as mulheres podem entrar na menopausa mais cedo ou mais tarde. A genética, ambiente onde vivem e estilo de vida podem influenciar no momento de chegada à menopausa.
O período que antecede a menopausa natural é chamado de perimenopausa, que significa "perto da menopausa". É uma fase de transição gradual onde as mulheres experimentam mudanças relacionadas aos níveis hormonais flutuantes e uma série de sintomas frustrantes que podem se estender por vários anos e até o primeiro ano da menopausa. A perimenopausa dura normalmente de 8 a 10 anos, começando geralmente em torno dos 40 anos, mas muitas mulheres começam a notar diferenças em seus corpos em torno dos 35 aos 45 anos.
A perimenopausa não deve ser considerada uma doença ou tratada como tal. É uma transição que ocorre naturalmente antes da mudança para menopausa. Os sintomas da perimenopausa geralmente causam uma frustração entre as mulheres e muitas vezes podem estar associadas com outras condições de saúde. Muitos desses sintomas podem ser aliviados de maneira natural, dependendo de quão avançada a mulher esteja na transição. Os sintomas mais comuns da perimenopausa e menopausa são:
Embora seja parte normal da transição da menopausa experimentar esses sintomas, se a mulher se sentir debilitada ou tais sintomas estiverem afetando gravemente sua qualidade de vida, esse é um ótimo momento para se consultar com seu médico de confiança e fazer uma avaliação completa da saúde.