Quais os sintomas da menopausa

Vlumy

Aprenda aqui os sintomas da menopausa

A lista dos sintomas da transição para a menopausa é longa, porém não significa que você irá vivenciar todos eles. As mulheres podem experimentar sintomas físicos e mentais que estão relacionados em parte a mudanças hormonais.

Mais de 80% das mulheres apresentam sintomas associados ao declínio dos níveis de estrogênio e progesterona na perimenopausa e na menopausa. Os sintomas geralmente começam quando você entra na perimenopausa e podem continuar por alguns anos após o último período menstrual e até 1 ano após a menopausa. Claro que pode ocorrer uma variedade grande na duração e no tipo de sintomas que você pode vivenciar.

Um dos primeiros sinais de que você está iniciando sua jornada na menopausa é o ciclo menstrual irregular. Pode acontecer dos ciclos estarem mais longos ou mais curtos, e também você pode experimentar um aumento ou diminuição no seu fluxo.

Os sintomas na transição para a menopausa podem ser físicos e mentais e podem estar  associados às mudanças hormonais.

Abaixo fizemos um resumo dos sintomas que você pode experimentar ao passar pela menopausa:

Sintomas físicos

Ciclos menstruais irregulares: Você pode experimentar uma mudança na duração, frequência e fluxo da menstruação à medida que os níveis de estrogênio e progesterona começam a diminuir.

Ondas de calor e suores noturnos: A causa exata do sintoma mais comum na menopausa é desconhecida, porém, acredita-se que ele é provavelmente causado pela erupção nos níveis de estradiol, um tipo de hormônio sexual, diminuindo assim a sensibilidade da zona termo neutra (seu termostato interno).

Dores de cabeça: Mulheres com histórico de enxaquecas e dores de cabeça geralmente relatam um aumento da gravidade durante a perimenopausa e a menopausa. O desequilíbrio hormonal contribui para as chamadas "enxaquecas menstruais". Esse tipo de dor de cabeça geralmente acontece antes da menstruação, onde tanto o estrogênio quanto a progesterona tem um declínio dramático.

Diminuição da libido: O declínio dos hormônios sexuais pode fazer com que seu interesse pelo sexo diminua durante a perimenopausa e a menopausa.

Secura vaginal e ou relação sexual dolorosa: Uma das funções do estrogênio é levar sangue para a vagina. Com a baixa do estrogênio esse volume de sangue diminui podendo levar ao afinamento dos tecidos vaginais e vulvares diminuindo assim a lubrificação natural no local.

Síndrome urinária: É definida por um conjunto de sinais e sintomas como: infecções urinárias, incontinência urinária e estão associadas a uma diminuição do estrogênio e outros hormônios sexuais que envolvem pressões nos grandes e pequenos lábios, clitóris, vagina, uretra e bexiga.

Dores nas articulações: Sabe-se que as mulheres na menopausa sofrem dores articulares, embora não se saiba se essas dores estejam relacionadas ao declínio dos níveis hormonais, a outras condições de saúde ou estilo de vida.

Coração acelerado: Mulheres experimentam palpitações no coração durante a perimenopausa e menopausa. Essas palpitações são resultado de um desequilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático que são frequentemente engatilhados pelo desequilíbrio hormonal. Geralmente essas palpitações não são graves, porém, se elas persistirem, consulte seu médico.

Ganho de peso: A diminuição do estrogênio geralmente se correlaciona com um aumento da gordura abdominal.

Pele, cabelo e unhas: Uma das funções do estrogênio é aumentar o colágeno, elastina e queratina da pele. Assim, o declínio nos níveis desse hormônio pode causar efeitos indesejados como pele e cabelos ressecados e unhas quebradiças.

Problemas digestivos:  Temos receptores de estrogênio em todo o corpo, inclusive no trato digestivo. Os níveis flutuantes de estrogênio na perimenopausa  podem levar ao inchaço da barriga, constipação, náusea, diarréia e cólicas abdominais.

Dor nos seios: Muitas mulheres experimentam dores nos seios relacionadas ao seu ciclo menstrual. O tecido mamário é extremamente  sensível às flutuações de estrogênio, o que pode tornar seus seios sensíveis e até alterar a consistência do tecido, aumentando ou diminuindo o tamanho.

Insônia: As perturbações do sono são relativamente frequentes durante a transição para menopausa e são influenciadas por outros sintomas como os suores noturnos e mudanças de humor.

Fadiga:  Está diretamente relacionada às mudanças hormonais e às perturbações do sono, criando uma sensação avassaladora de exaustão.

Sintomas mentais

Mudanças de humor: Temos receptores de estrogênio em certas regiões do cérebro que são responsáveis ​​pelo nosso humor. Quando ocorre a flutuação desse hormônio, podemos nos sentir como se estivéssemos em uma montanha russa emocional.

Pensamento confuso: As mulheres geralmente relatam confusão mental, dificuldade de concentração e problemas de memória. O chamado "nevoeiro mental" é muito comum durante a transição da menopausa.

Depressão: As mulheres na fase de transição e na menopausa  estão passando por mudanças físicas, mentais e emocionais significativas. A perimenopausa está associada a uma maior vulnerabilidade à depressão. Muitas vezes essas mulheres apresentam uma depressão leve, porém se você estiver se sentindo deprimida é muito importante que você converse com o seu médico.

As informações no site da Vlumy nunca pretendem substituir o atendimento de um profissional médico qualificado. Mudanças hormonais durante a menopausa podem provocar muitas mudanças em seu corpo, e simplesmente assumir que algo é “apenas menopausa” pode deixá-la vulnerável a outras causas possíveis. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo tratamento.

O PRIMEIRO APLICATIVO PARA MENOPAUSA

Baixe Grátis

Disponível no Google Play
Três telas do Programa MenoPower dentro do aplicativo da Vlumy

Baixe o app grátis

Disponível no Google Play